Sejam bem-vindos!

Revista eletrônica de OP Livros com notícias relacionadas a nossas publicações, eventos e autores.

Um novo veículo para a divulgação de mensagens positivas e temas da atualidade relativos a auto-ajuda, qualidade de vida, orações, tradições mágicas, oráculos, aforismos, motivação, comunicação.

Colabore conosco para que, juntos, façamos uma revista cada vez melhor.
Suas idéias e opiniões são muito importantes para nós; envie sugestões de pauta para
outras-palavras@uol.com.br

Divulgue estes conteúdos. Seja você também um mensageiro de boas notícias!


Mensagem do dia

"Perdoar faz bem, embora requeira prática e certa habilidade"
(Regina Azevedo)

Clique em "COMENTÁRIOS", na base de cada postagem, logo após "POSTADO POR REGINA AZEVEDO" e deixe sua opinião sobre nossos posts, sugestões sobre temas, informações sobre os assuntos apresentados!

segunda-feira, 17 de março de 2008

Água clara do coração

Páscoa é sinônimo de ressurreição, de renascimento. Nesta época, aproveito para refletir sobre o perdão. Perdoar também nos renova e nos faz ressurgir de alma e mente lavadas; o mundo ganha nuances suaves e uma atmosfera de leveza e frescor.

Para praticar o perdão, basta deixar fluir a água clara do coração, como na bonita canção de Válter Pini. Nem sempre estamos dispostos a dar uma paradinha para este ritual de limpeza interior, não temos tempo. Mas, uma vez por ano acontece a Páscoa e a data nos oferece a oportunidade de refletir sobre quantos pequenos fardos negativos vimos carregando sem parceber.

Gota a gota, de pouquinho em pouquinho sentimo-nos soterrados por uma tonelada de mágoas. "Ele me disse isso... Ela fez aquilo..." De repente somos vitimados por todas as pequenas maldades do mundo e essas poluem nosso espírito e embotam nosso coração. Se não sobra tempo para perdoar, também não há espaço para amar. Então nos tornamos vítimas de nós mesmos, de nossas pequenas e impiedosas mesquinharias, sem desfrutar da amplidão e da vasta generosidade do Universo. Seres tristes, solitários, incapazes de estender a mão para alcançar a existência do outro...

Mas não perdoamos genuinamente ignorando, escamoteando ou negando nossa raiva e ressentimento originais. Até porque perdão não tem nada a ver com aceitação cega, não significa que você aprova ou apóia o comportamento de outrem que lhe pareceu agressivo, inadequado. Perdoar implica apenas olhar a situação sob o ponto de vista do outro e reconhecer, do fundo do coração, que ele está fazendo o seu melhor e que não adota a atitude que você considera correta ou ideal por pura ignorância. Principalmente se enxergarmos com clareza que a maldade nada mais é que a forma suprema da ignorância merecendo, portanto, compaixão.

É Páscoa, perdoe. Aproveite para renascer cheio de alegria. Abrace, sorria, dance... Abra as comportas para a água clara do coração... Clique e cante com a gente... Amorosamente!


Música: "Água Clara", de Válter Pini. Comemorando 20 anos do projeto Musiconsciência, de Válter Pini, em março de 2008.

Texto baseado no capítulo "O Exercício do Perdão", do livro Prazer em Conhecer-se. Para saber mais visite http://www.flickr.com/photos/reginaazevedo/

Nenhum comentário: